O Brasil destaca-se na pluralidade religiosa, onde fanáticos fazem duras criticas contra as religiões que não praticam e os moderados conseguem desviar-se dessas criticas e praticar de forma saudável sua fé, respeitando a do seu próximo e assim fazendo de nosso país um dos maiores plurais religiosos do mundo sem violência.
Quando começamos a discutir assuntos em uma roda de amigos sempre ouvimos a seguinte frase: Religião e Futebol não se discute. Mas não é assim que muitos pensam, e em muitas ocasiões nos deparamos com acaloradas discussões que são palcos de discriminação, intolerância e ofensas.
Alguns anos atras vimos na televisão um pastor da Igreja Universal em um show de Luta Livre espancando Nossa Senhora Aparecida e condenando a adoração de imagem. Uma clara falta de respeito a fé católica.
Também vimos um padre famoso recusar-se a subir em um palco de um programa dominical de televisão por que lá tinha um Homossexual assumido participando de um quadro. Mais uma exposição de intolerância a diversidade.
No You tube há vários vídeos de Espiritas do Candomblé e da Umbanda, chamando suas entidades de esquerda para desafiar pastores empunhando suas Bíblias em uma Guerra Religiosa no meio da rua sob um lindo luar. Ambos praticando a intolerância religiosa.
Mas em meio a essas poucas maças podres infiltradas nas diversas religiões do Brasil temos milhões de Religiosos que praticam sua fé e permitem que seus semelhantes também as pratiquem sem ofendê-las e respeitando as escolhas de cada ser humano. Afinal, se Deus nos deu o Livre arbítrio, quem é o Homem para querer tirá-lo?
Um grande exemplo de fé e tolerância foi a Tragédia do Rio de Janeiro no começo do ano onde milhões de brasileiros doaram parte de seus pertences aos flagelados sem mesmo querer saber a religião que aquela população pratica. Parabéns ao povo brasileiro, que a cada dia ensina mais o que é de verdade ser um religioso a grande parte de auto pretendido posto de líder religioso que muitos tem e usam a fé do povo para enriquecer e propagar a intolerância e a violência moral.
O repórter cidade perguntou no mês de março qual religião você pratica. Veja o resultado da enquete:
Católicos...............40,28%
Evangélicos..........37,85%
Espiritas................13,54%
Ateu.......................2,78%
Budistas.................0,69%
Outros....................4,86%
Vale lembrar que trata-se apenas de uma enquete sem valor cientifico. Obrigado aos leitores que participaram.